Páginas

17 julho, 2015

Eu sei que você já viu isso em algum lugar

Sabe quando alguma coisa nos traz aquela sensação de Déjà vu e você pensa "onde foi que eu vi isso?". Muitas vezes isso acontece em filmes, e é o que vamos desvendar hoje: algumas referências escondidas no mundo do audiovisual, muitas vezes da mesma empresa, outras com inspirações em outros filmes e que atuam no meio cênico com citações, atores, diretores, lugares, objetos, cenários e entre outras coisas que fazem de um filme mais que apenas um filme.

  • A caminhonete da Pizza Planet - A Superinteressante fez uma lista completa sobre todos os Easter Eggs (como são conhecidas essas referências) que a Pixar apresenta. Aqui veremos apenas alguns. Um deles é o veículo, original de Toy Story (1995), que aparece em alguns dos filmes da Pixar. 

Caminhonete da Pizza Planet - Foto: Reprodução

Vida de Inseto (1998) - Foto: Reprodução
Toy Story 2 (1999) - Foto: Reprodução

Monstros S/A (2001) - Foto: Reprodução
Procurando o Nemo (2003) - Foto: Reprodução
Carros (2006) - Foto: Reprodução
Ratatouille (2007) - Foto: Reprodução
Wall-E (2008) - Foto: Reprodução

Up Altas Aventuras (2009) - Foto: Reprodução

Toy Story 3 (2010) - Foto: Reprodução


Carros 2 (2011) - Foto: Reprodução
Valente (2012) - Foto: Reprodução
  • Os Simpsons - Na animação, as referências vem de filmes muito famosos e que entraram pra história. São exemplos:


Marry Poppins




O iluminado



O Exterminador do Futuro 2



Indiana Jones


  • Os Intocáveis - Brian de Palma, diretor de "Os Intocáveis" (1987), faz inúmeras referências. Neste filme, ele relembra cenas de "Meu Ódio Será sua Herança" (1969) de Sam Peckinpah, e de "O Encouraçado Potemkin" (1925) de Sergei Eisentein.

"Meu Ódio Será sua Herança" (E) e "Os Intocáveis" (D)

"O Encouraçado Potemkin" (E) e "Os Intocáveis" (D)

  • Gangues de Nova York - O cineasta Martin Scorcese homenageou no filme "Gangues de Nova York" (2002) uma cena do filme "2001 – Uma Odisséia no Espaço". O machado do filme de Martin, ao ser jogado para o alto, é acompanhado pelo mesmo travelling vertical visto no filme de 1968.

Cena de "2001 – Uma Odisséia no Espaço" (E) e "Gangues de Nova York" (D)

  • Os Bons Companheiros - Também dirigido por Martin Scorcese e lançado em 1990, a cena em que Joe Pesci atira em direção ao espectador é idêntica a vista no filme "The Great Train Robbery" (1903), que é considerado o primeiro faroeste filmado.
"The Great Train Robbery" (E) e "Os Bons Companheiros" (D)
  • Star Wars - Pois é, nem um dos mais clássicos filmes escapou de ter uma referência. Muitas das cenas do filme de 1977 foram inspiradas em cenas de faroeste, de guerra, de Kurosawa e Kubrick e até mesmo de Flash Gordon.
Cenas de filmes de Kurosawa e Kubrick (E) e "Star Wars" (D)

Cenas de guerra (E) e "Star Wars" (D)

Cenas dos créditos de Flash Gordon (E) e "Star Wars" (D)

  • Frankestein de Mary Shelley - Filme lançado em 1994, onde Keneth Branagh filma o beijo de Victor Frakenstein e sua noiva morta-viva fazendo referência a "Um Corpo que Cai" que curiosamente também traz um homem tentando, de certa forma, “ressuscitar” a mulher amada.
"Um Corpo que Cai" (1958)

"Frankestein de Mary Shelley" (1994)

  • Quentin Tarantino - Este tópico é diferente, não vai falar de apenas um filme e sua referência, mas de um diretor que inclui em quase - senão todos - seus filmes uma relação com outro. Em "Kill Bill", a primeira cena a seguir é inspirada em "Gone in 60 Seconds" (1974), e a segunda em "Era uma vez no Oeste" (1968).
"Gone in 60 Seconds" (E) e "Kill Bill" (D)


"Era uma vez no Oeste" acima e "Kill Bill" abaixo.
  • O Aprendiz de Feiticeiro - Lançado em 2010 e produzido por Jerry Bruckheimer, o filme faz ligação com um musical da própria empresa (Disney). No filme Fantasia, o tão conhecido personagem Mickey Mouse é um aprendiz de feiticeiro que rouba o livro de seu mestre causando, assim, uma certa confusão. Já no filme que tem a presença ilustre de Nicholas Cage, o aprendiz reproduz a cena da confusão, fazendo uma homenagem ao musical de 1940. 
Trecho do musical Fantasia (1940).

Trailer* do filme "O Aprendiz de Feiticeiro" de 2010.

*Notem no minuto 1:44 do trailer de "O Aprendiz de Feiticeiro", a cena semelhante ao do trecho do filme "Fantasia".

E sobre os filmes aqui citados? Já tinham reparado isso? Prestem mais atenção quando forem assistir algo a partir de agora, percebam a história por traz de uma cena aparentemente inofensiva e comum. Acho que a parte mais interessante de um filme não é apenas o conteúdo ou a mensagem transmitida, mas as pequenas coisas, os pequenos detalhes criados pelos diretores e produtores que fazem de uma grande obra também uma homenagem a outros grandes nomes da indústria cinematográfica. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário